Biscoitos. Fotografias. Montagem

Utilizando agora o slogan da padaria ribeiro e modificando-o para:

“Padaria Ribeiro / Onde(ou Aqui) a / Tradição / Ainda é / O que era”

Comecei por fotografar todos os biscoitos individualmente, para poder realizar uma montagem no computador que me fizesse perceber o aspecto final que este tipo de tipografia poderia ter na vitrina e que assim também percebesse que quantidade de biscoitos iria utilizar na composição e que tipos de biscoitos utilizaria.
Os biscoitos mais esguios são aqueles que se tornam mais fáceis na criação de uma tipografia mais rectilínea, os redondos trazem alguns problemas na construção de uma tipografia coerente.
Não quero de forma alguma que apenas se destaquem algumas das letras da composição, quero que tudo se destaque como um todo.

Pensei na possibilidade de o nome Padaria Ribeiro no topo da vitrina poderá ser realizado com um só tipo de biscoito de forma mais caligráfica utilizando este tipo:

Para todo o resto da frase seria utilizada um fundo preto com a montagem utilizando apenas biscoitos, uma variedade deles para criar letras rectilíneas que acabam por ocupar bem o espaço entre prateleiras e que acaba por ficar agradável á vista.

O fundo negro acabou por ser inspirado nas Lousas (pequenas) que a própria padaria ribeiro utiliza para escrever nelas o nome de cada doce/especialidade/ mas especialmente para identificar os biscoitos.

Esta foi então a montagem tipográfica:

 

Montagem feita com o tamanho real dos biscoitos e do espaço que posso utilizar para a composição (montagem em computador). Necessita de alguns ajustes, mas sinto que pode estar num bom caminho.

Hoje brinquei um pouco com uma composição em padrão apenas como possibilidade de brincar com as formas típicas dos biscoitos, mas por ser feito ao tamanho real o ficheiro demora imenso a responder acabando por ser uma experiência um pouco demorada no computador.

Este seria então um pequeno olhar sobre aquilo que poderá ser a montagem na própria vitrina:


O nome Padaria Ribeiro aparece ainda em modo digital uma vez que terei que mandar fazer as letras na própria fábrica da padaria em ermesinde esta semana. O nome não seria curvado mas sendo caligráfico faria talvez sentido que utilizasse o mesmo tipo de tipografia (desenho) do logótipo original da padaria.

Surgiu a possibilidade de utilizar apenas os espaços entre prateleiras, mas na montagem não me agradou aquele espaço vazio no topo, sendo que talvez fizesse mais sentido desta forma.

Se  a possibilidade de utilizar o nome no topo mais caligráfico não fizer muito sentido, há a possibilidade de utilizar o nome “Padaria Ribeiro” da mesma forma que o resto do texto foi construido.

Penso que ainda terá alguns ajustes, mas começo a gostar da forma que está a tomar.
Hoje escolhi dosi tipos de materiais que poderão ser utilizados como fundo preto, são económicos e leves e fáceis de transportar, mas verei então com os professores quais as melhores opções.

Continua….

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s