Caixa de Fósforos (?)

Para a realização da peça final precisava encontrar um meio económico e rápido de produzir o calendário do advento com as “janelinhas” tão características do mesmo.
Eis que me surgiu a ideia de utilizar caixas de fósforos o mais pequenas que conseguisse arranjar.

Pareceu-me uma óptima ideia. Um conjunto de 10 caixas pequenas rondava 1€ e as caixas eram perfeitas para o que eu queria.

Para transmitir a ideia das Noites de Natal do Passado e Presente decidi criar cenários, no fundo, também eles, pop-up, com a criação de personagens típicas do Natal que “saltassem” das pequenas “gavetas” das caixas e que num todo criassem um cenário.

Decidi criar um cenário para o passado e outro para o presente:
No passado o cenário do presépio pareceu-me o mais directo com o tema e o mais característico.
As personagens que iriam constar do mesmo seria a Maria, o José, o Menino Jesus, o Burro, o Boi, a Estrela Cadente (No primeiro conjunto) o Mélchior, o Gaspar e o Baltasar e respetivos Camelos (no segundo conjunto)
Cada conjunto de caixas seria de seis. Cada calendário teria 24 dias e os cenários iam sendo montados de dia para dia.
Para o presente o cenário da tão típica ceia de Natal pareceu-me perfeito, visto que este é o verdadeiro ritual que consta nas nossas casas como forma de celebração do nascimento de Cristo.

As personagens que constam desse cenário são:
Primeiramente a Árvore de Natal com os Presentes seguidos de duas personagens Homem e Mulher que ceavam numa bela Mesa com um belo Bacalhau. (no primeiro conjunto
No segundo conjunto consta o Pai Natal no Trenó e as suas Renas.

Os cenários são montados em lados opostos e o próprio calendário é montade de forma a que a construção dos mesmos seja sempre uma surpresa.

O intuito fucral deste calendário não é o conteúdo interior da gaveta, mas sim o de transmitir o ritual do Natal e tudo que dele faz parte (ou quase tudo…o principal) de duas perspectivas, a que ouvimos falar e a que conhecemos, isto é, o passado e o presente.
Quando me refiro ao conteúdo da “gaveta” refiro-me ao facto deste calendário ir mais além do facto de ter um simples chocolate no seu interior.
Os cenários Natalícios e as personagens pop-up são a peça fundamental final do calendário.

(É claro que o interior das “gavetas” poderiam ser posteriormente usados para colocar chocolates e afins… após a compra se alguém, por exemplo, quisesse oferecer a peça final a uma criança ou amigo)

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s