Primeiras Ideias / First Ideas

Os primeiros passos nesta proposta foram conexões básicas que surgiram mentalmente e naturalmente sem nenhum tipo de pesquisa prévia ( isto durante a aula do lançamento da proposta e em casa) relativamente á palavra “NATAL”. Os passos que se seguiram foram pesquisas a nível de símbolos tradicionais do natal, a nível de ritual: simbólico (amor, amizade, família, solidariedade, compaixão) / material (presentes, consumismo, shoppings, despesas…etc) que caracterizam esta época festiva tão igual e tão diferente em diversos ‘cantos’ do mundo.

Nesta proposta tinha como principal objectivo focar-me na parte simbólica do Natal e daí foram surgindo algumas ideias:

  1. A primeira ideia e também ela talvez a mais básica (por ter surgido na aula do lançamento da proposta) era a criação de um kit que de alguma forma conseguisse dar, a quem o adquirisse, o Natal como forma de experiência ( precisava de pesquisar sobre isto), isto é, o kit poderia ser uma forma de entrar no espírito natalício e com ele recuperar algumas tradições antigas e que cairam um pouco em desuso como por exemplo, o envio de postais (que neste caso não seriam enviados pelo correio e seriam entregues pessoalmente como um presente simbólico). Este kit poderia conter também pequenos presentes simbólicos como beijos ou abraços que o comprador poderia oferecer a alguém que admirasse bastante…(ideia pouco aprofundada…com muitos espaços em ‘branco’ ainda)
  1. Esta Segunda ideia seria a criação de um ‘advent calendar’ diferente dos usuais. Por ser também uma tradição que está a cair em desuso com o passar dos anos a ideia era reavivar a ideia de ‘advent calendar’ associada também neste caso ao uso de postais de Natal…COMO? Criando um ‘advent calendar’ composto não por chocolates ou doces mas sim por postais…cada postal teria a fotografia de um símbolo natalício e estes seriam destacados do quadro (conjunto) todos os dias, no dia respectivo. O objectivo era a pessoa destacar um postal e escrever e entregá-lo no mesmo dia (se possível) a uma pessoa que admirasse/gostasse. Seriam portanto 24 postais ao todo para 24 pessoas diferentes (ou ‘repetidas’). O intuito desta proposta era de promover a relação entre as pessoas, transmitir, por algo que é pouco usado, o amor, a amizade, a familia, a compaixao…etc. Cada dia uma pessoa, um postal…(precisa de mais aprofundamento!!)
  1. Christmas Scene ( como Crime Scene…) muito discutido com o professor e colegas…mas com muito poucos alicerces para fundamentar a ideia …

Leave a comment